quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Recupere seu Ubuntu (Debian like)


Essa é uma dica rápida para você que teve algum problema com o seu Ubuntu (Debian like) e quer tentar recuperar o sistema. Não vou falar das ferramentas em si para tentar recuperar o sistema e sim como deixar o sistema pronto para que você possa usar tais ferramentas.

Use um CD do Ubuntu, dê o boot pelo CD e escolha a opção “Try Ubuntu without any change to your computer”. Essa opção gera um pseudo-sistema de arquivos que é criado na memória RAM, não danificando o seu sistema. Para reparar seu sistema é necessário montar a partição onde foi instalado o Ubuntu, neste post vamos levar em consideração que nosso sistema foi instalado em /dev/sda1.

Vamos ter que fazer com que a partição do Ubuntu faça parte da raiz do sistema de arquivos, como se tivéssemos iniciado junto com o boot do sistema na ora do boot. Lendo algumas dicas da comunidade Ubuntu isso não é recomendado enquanto o desktop do LiveCD esteja sendo executado, então para isso temos que mudar para o modo single-user. Apenas faça o procedimento abaixo:

1. Você acabou de da o boot pelo CD do Ubuntu, e já esta na Área de Trabalho. Pressione Ctrl+Alt+F2, em seguida digite o comando “sudo telinit 1” para mudar o nível de execução do sistema. Uma tela igual da figura abaixo ira aparecer, escolha a opção “root – drop to root Shell prompt”.



2. Agora execute os comandos abaixo para montar nossa partição com o Ubuntu instalado e mudar o diretório root atual para este diretório.

#mkdir /mnt/ubuntu
#mount /dev/sda1 /mnt/ubuntu
#chroot /mnt/ubuntu
#bash

Pronto, podemos executar qualquer comando para tentar recuperar nosso sistema, a partir desse momento a raiz do sistema "/" será /mnt/ubuntu.

Bom Proveito.

Um comentário: