segunda-feira, 14 de maio de 2012

Apache com Senha na Pasta

Tenho um servidor WEb que serve como um pequeno repositório de documentos que normalmente uso no dia-a-dia. Como não quero ninguém acessando meus arquivos confidenciais precisei criar um mecanismo de autenticação.

O Apache possui um mecanismo de autenticação nativo, onde você pode de forma simples configurar para que um usuário forneça um nome de usuário e senha se quiser acessar a pasta protegida. Veja os comandos necessários:

1. Criando o arquivo de usuários e senhas 

htpasswd -c /var/www/.htpasswd nome-usuario

Entre com a senha do usuário nome-usuario.

2. Editando parametro directory da pasta

Como no meu caso eu quero proteger o diretório root do apache e por padrão no Ubuntu informações sobre esse diretório estão em:
vim /etc/apache2/sites-enabled/000-default


AllowOverride None
Options Indexes MultiViews
Order allow,deny
Allow from all

AuthType Basic
AuthName "Acesso Restrito: "
AuthUserFile "/var/www/pasta_com_senha/.htpasswd"
Require valid-user 
 
3. Reinicie o Apache

#/etc/init.d/apache2 restart

Agora toda vez que eu acessar a pasta root do meu apache vou ter que entrar com o nome de usuário e senha.

Bom Proveito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário