sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desbloqueando o iPhone 3G

O iPhone sem dúvida é um desejo de consumo de qualquer um, especialmente daqueles que amam tecnologia. Um dos grandes problemas é que ele vem amarrado com a operadora de onde foi adquirido e que o seu sistema é completamente restrito, permitindo que você instale apenas os aplicativos reconhecidos pela Apple, se é que eu posso assim dizer.

Foram descobertos várias falhas no sistema do iPhone permitindo assim que ele fosse desbloqueado para usar qualquer chip de operadora e que software de terceiros fossem instalados. Você já imaginou quantos programadores existem por ai? Agora você pode imaginar a quantidade de aplicativos que foram desenvolvidos para serem usados com um iPhone desbloqueado!

Existem dois procedimentos muito falado em relação à “crackear” o iPhone, um é o “jailbreakin” que é o ato de você tornar seu iPhone livre para instalar aplicativos de terceiros e o outro é o “unlock” que destrava o aparelho para que você possa usar qualquer chip de operadora.

Recentemente ganhei um iPhone da minha irmã (valeu Lú), como padrão ele vem completamente bloqueado. Vou relatar neste post de forma super resumida o que passei e como foi para jailbreaking e unlocking meu iPhone.

Com uma rápida busca pelo Google comecei a entender um pouco sobre todo esse processo, li um pouco aqui, um pouco ali, mais um pouco aqui, li, li, li e li muito. Tá bom de ler. Existem programas que fazem os dois processos (jaibreak e unlock), outros só o jailbreaking e outros só o unlocking. Como esses dois processos para serem realizados dependem da versão do sistema operacional e do firmware do modem (baseband) do iPhone, um programa que faz tanto o jailbreak quanto o unlock pode, por exemplo, ser capaz de realizar só o unlock, e isso é possível porque a versão do programa ainda não pode suportar o baseband atual do seu iPhone, que foi o meu caso.

Abaixo segue uma pequena lista dos programas mais utilizados:

- Sn0wbreeze

Para a realização de qualquer um dos processos é essencial que você tenha o firmware original e a última versão do iTunes instalado. O meu iPhone é um 3G (se você quiser saber qual é a versão do seu vá no Google e coloque o número de modelo do seu aparelho - Ajustes > Geral > Sobre > Modelo) com baseband 05.12.01 (para saber sua baseband - Ajustes > Geral > Sobre > Firmware do Modem) e versão do sistema 3.1.3 (7E18) (Ajustes > Geral > Sobre > Versão). Resumindo:

- iPhone 3G
- Firmware 3.1.3 (7E18)
- Baseband 05.12.01

Preciso dessas 3 informações para “hackear“ meu iPhone. Segue abaixo os links dos sites para você baixar os firmwares e o iTunes:

Obs: não baixe nada por enquanto, talvez você não precise, continue lendo

                http://www.ispazio.net/firmware

O meu grande problema foi a minha baseband  05.12.01 onde a maioria dos software que encontrei não poderia fazer o unlock, mas estava sendo implementado nas versões seguintes. Usei todos os softwares acima para realizar o jailbreaking, porém sem sucesso, sempre dando o erro 1600 pelo iTunes na hora re restaurar o sistema. Fui no site da Apple e fiz os procedimentos para resolver este problema e mais uma vez sem sucesso. Em alguns tutoriais que encontrei pela Internet fala que eu tinha que fazer um “downgrade” da minha baseband para 04.26.08, mas para conseguir fazer isso teria que antes realizar o jailbreaking, mas como não estava conseguindo fazer isso fiquei na mesma. Estava quase para desistir, foi então que descobrir o site http://jailbreakme.com, pronto uma luz no final do túnel.

Realizando o Jailbreanking e unlocking:

1 – Acesso o site http://jailbreakme.com pelo seu iPhone (usando rede wi-fi), vai aparecer uma mensagem perguntando se você deseja realizar o jailbreak, diga que sim. Quando você reiniciar seu iPhone ele já vai estar jailbreaked. Para saber se o seu aparelho é compatível entre no site http://jailbreak-me.info/ e preencha os campos necessários.

2 – Depois ache no iPhone o Cydia (aplicativo para instalar programas), busque pelo aplicativo Fuzzyband que é o responsável pelo “downgrade” ou ”upgrade” da baseband. Instale o programa e depois o execute. No meu caso ele fez um “upgrade” para 05.13.04.

3 – Agora vamos realizar o unlocking. Pelo Cydia busque e instale o programa ultraSn0w, assim que acabar a instalação é só reiniciar seu iPhone.
Pronto. Agora você tem um iPhone 3G com firmware 3.1.3 (7E18), baseband 05.13.04 e completamente desbloqueado (jailbreaked e unlocked).

Sites:

By Osvaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário